Litterae et una vita et idem.

A Literatura e a Vida são unas!

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

oscars 2012



Decorreu na última madrugada, em Los Angeles, a entrega dos Óscares 2012, edição que ficou marcada pela sempre habitual elegância e glamour das estrelas da sétima arte e pelos discursos breves e emocionados dos vencedores. And the Oscar goes to…




Melhor Filme:

“O Artista Português”. Lisboa, 2005. José Sócrates é uma das maiores estrelas da política mundana em ascensão, sendo engenhoso na arte de enganar o povo. Certo dia conhece Angela Merkel, uma jovem e ambiciosa alemã, por quem fica fascinado. Mas a chegada da ‘troika’ a Portugal, anos mais tarde, marca o fim da carreira de Sócrates e faz de Angela Merkel, em conjunto com o novato Passos Coelho, as novas estrelas da companhia. Sócrates parte para o exílio em Paris enquanto Passos Coelho desenvolve as suas competências de artista também na arte de enganar o povo português. Um filme memorável, emocionalmente tocante e que constitui um pequeno milagre de reinvenção da memória da ‘realpolitik’ portuguesa, onde nos é facilmente percepcionado que existe uma linha contínua entre aqueles que nos governam e têm governando… os verdadeiros artistas portugueses!

Melhor Realizador:
Cavaco Silva, com o filme ‘A Invenção de Hugo’. Hugo é aluno da Escola Artística António Arroio, em Lisboa, e inventa que o Presidente da República de Portugal cancelou a visita à sua escola porque teve medo da manifestação que os estudantes da referida escola prepararam para receber o Presidente. O Presidente, por seu lado, jura a pés juntos, que cancelou a visita à escola devido a um “impedimento”. O filme termina com alunos a confecionar um enorme pão-de-ló com ovos que eram para ser atirados ao Presidente e com este último a continuar a jurar que tudo não passa de uma invenção de Hugo.

Melhor Actor Principal:

Vítor Gaspar, em ‘As Serviçais’. Vítor Gaspar interpreta o papel de um Ministro das Finanças subserviente e serviçal perante o todo poderoso Wolfgang Schäuble, Ministro das Finanças Alemão. Neste filme, Vítor Gaspar veste uma farda de criada e cozinha e passa a ferro para Wolfgang Schäuble além de lhe lamber… perdão… engraxar as botas.

Melhor Actriz Principal:

Troika, em ‘O Panda do Kung Fu 2’. A personagem feminina Troika viaja até ao Tibete para aprender com o Panda do Kung Fu
os golpes mais terríveis e fatais, para depois aplicar esses golpes duríssimos aos portugueses e portugueses, pois enquanto existir um português de pé a Troika não desistirá de o empurrar para o abismo!

Melhor Argumento Original:

‘Meia-Noite em Paris’, escrito por José Sócrates. O cenário deste filme passa-se na Universidade de Paris-Sorbonne. O protagonista principal, um estudante de filosofia, faz as cadeiras por correspondência e termina o seu curso à meia-noite de um domingo.

Melhores Argumento Adaptado:
‘Extremamente Alto, Incrivelmente Perto’. Filme-documentário sobre a Grécia: custo de vida extremamente alto e fim da independência da nação incrivelmente perto, com a ‘troika’ a instalar-se em permanência em Atenas para ‘governar’ os gregos, para governar a Grécia, berço da nossa Civilização. Será que para o ano ha-verá uma sequela de ‘Extremamente Alto, Incrivelmente Perto’, mas desta vez sobre Portugal?

Melhor Banda Sonora:
‘Cavalo Manco’, em ‘War Horse’. O filme segue um jovem chamado Passos Coelho e o seu fiel cavalo Relvas sempre pronto a defendê-lo seja em que circunstância for. Aquilo que este cavalo mais detestava fazer era desfilar em paradas de Carnaval. Relvas está sempre pronto a dar um coice a quem se atreva a dizer mal do seu querido dono e líder.

Melhores Efeitos Especiais:
‘A Árvore da Vida’. O filme narra a história de uma jovem Ministra da Agricultura que tem em mãos um problema de seca severa para resolver num país à beira do precipício económico e social. A jovem Ministra resolve então deitar mãos à obra para resolver o problema da seca e o que faz ela? Vai até junto de uma árvore, a árvore da vida, e começa a rezar para que chova, a rezar com muita fé… E de um céu limpo, sem nuvens, começa a chover. Como é possível? Maravilhosos estes efeitos especiais…

Melhor Filme Estrangeiro:
‘In Darkness’, do realizador Pedro Passos Coelho. O filme segue a tragédia de um povo que vive nas trevas, sem esperança no futuro, onde o desemprego bate recorde atrás de recorde, onde os reality-shows são campeões de audiências e a cada dia que passa mais e mais jovens emigram em busca de melhores condições de vida. Aviso: Este filme não é aconselhável a pessoas mais sensíveis

Sem comentários:

Enviar um comentário